Ubatuba terá três dias de tradicional festival de vela

Mais de 50 equipes de vela oceânica estão confirmadas no International Paint Ubatuba Sailing Festival que começará na sexta-feira e irá até domingo. O tradicional evento da modalidade é organizado pelo Ubatuba Iate Clube e apoiado pela ABVO, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

As classes ORC, VPRS, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, RGS Cruiser e Multicasco participam da 15ª edição da regata. O UIC recebe os velejadores já na quinta-feira (28) para o coquetel e inscrições.

As disputas têm início às 12h da sexta-feira (29) com a Regata Percurso Marinha do Brasil Ilha da Vitória por Boreste e Ilha do Mar Virado por Boreste. No sábado (30) e domingo (31), a organização planeja mais provas entre boias no Saco da Ribeira. O Troféu Fita-Azul Marinha do Brasil será dado ao primeiro que chegar no clube na regata de percurso.

“É um evento que a cada ano ganha notoriedade e importância no calendário da vela oceânica brasileira, e que reúne as principais classes. É uma disputa bem difícil também, pois tradicionalmente no fim de março e no começo de abril em Ubatuba o vento é mais fraco. As tripulações estão empolgadas depois do que vimos na primeira etapa da Copa Mitsubishi, no início do mês”, disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.

Especialmente convidada está a classe de veleiros rádio controlados International One Metre Class – IOM que realizará as regatas nas imediações do píer do Ubatuba Iate Clube.

Protestos

Um dos momentos mais críticos em uma regata é a ocorrência de um incidente que pode resultar em um protesto.

Reconhecendo a importância deste procedimento no esporte, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) promoverá a palestra “Protesto, do incidente ao julgamento”, a ser apresentada pelo experiente juiz de regatas, Cuca Sodré. O evento ocorrerá no sábado (30) de março, às 9h, nas instalações do Ubatuba Iate Clube.

Durante a palestra, Cuca Sodré abordará os procedimentos corretos a serem seguidos desde o momento do incidente na água até sua formalização em terra. O oficial discutirá também as circunstâncias em que um protesto é aceito, os casos em que pode ser considerado improcedente e destaca aspectos relevantes sobre as audiências de protesto.

Esta é uma oportunidade única para velejadores e entusiastas do esporte esclarecerem suas dúvidas sobre este importante aspecto das competições náuticas.

Maracanã na raia

O Ubatuba Sailing Festival receberá o Navio-Patrulha (NPa) “Maracanã”. Incorporado à frota naval em dezembro de 2022, a embarcação da Marinha do Brasil é uma das mais recentes pertencentes à Classe “Macaé”, que já conta com outros dois em operação, o “Macaé” e o “Macau”.

Dotado de tecnologia majoritariamente brasileira, o “Maracanã” desempenha suas funções subordinadas ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e Sudeste em Santos (SP).

O “Maracanã” será responsável pelo início das regatas de percurso “Marinha do Brasil Ilha de Vitória e Marinha do Brasil, Ilha do Mar Virado”, que marcam o início das competições do International Ubatuba Sailing Festival, no dia 29 de março.

A ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Na foto (de Aline Bassi/Balaio), um barco da classe ORC em regata recente.

Autoria: Material enviado pela We’Ve Won It, por intermédio da On Board Sports.

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