Times da região têm semana de conselho técnico

O Taubaté e o São José vivem a expectativa dos respectivos conselhos técnicos para a temporada 2022. O da Série A-2 será na tarde de quarta-feira e o da Série A-3, na quinta-feira. Depois de videoconferências determinadas pelo protocolo de combate à pandemia, os dirigentes dos clubes voltam à Federação Paulista de Futebol para reuniões presenciais.

Do conselho técnico da Série A-2 novamente participarão o Taubaté e mais 11 concorrentes: Oeste de Barueri, Rio Claro, Portuguesa, Atibaia, Red Bull Brasil, XV de Piracicaba, Velo Clube de Rio Claro, Juventus, Portuguesa Santista, Monte Azul e Audax Osasco.

O São Caetano e o São Bento de Sorocaba descem rebaixados da Série A-1, nos lugares do Água Santa de Diadema e São Bernardo Futebol Clube que subiram. O Primavera de Indaiatuba e o Linense sobem promovidos da Série A-3, nas vagas deixadas pelos rebaixados Esporte Clube São Bernardo e Sertãozinho.

Do conselho técnico da Série A-3 novamente participarão o São José e 11 concorrentes: Noroeste de Bauru, Barretos, Votuporanguense, Marília, Nacional de São Paulo, Capivariano, Desportivo Brasil de Porto Feliz, Bandeirante de Birigüi, Comercial de Ribeirão Preto, Rio Preto e Olímpia.

O Esporte Clube São Bernardo e o Sertãozinho descem rebaixados da Série A-2 nos lugares do Primavera de Indaiatuba e o Linense que subiram. O União Suzano Atlético Clube (USAC) e a Matonense sobem promovidos da Segunda (4ª) Divisão nas vagas deixadas pelos rebaixados Batatais e Penapolense.

A disputa

A fórmula de disputa das duas séries deverá ser mantida. Depois de uma fase inicial com os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas, os oito melhores continuariam avançando ao mata-mata que começaria com as quartas de final.

Um dos pontos que poderão ser novamente discutidos é o critério de desempate no mata-mata que terminar igualado no número de pontos e gols marcados. Na Série A-2 deste ano, uma votação entre os clubes resultou em maioria aos que preferiram decisão por pênaltis. Na A-3, o maior número de votos deu vantagem ao time de melhor campanha geral.

A utilização do VAR também será assunto. Teoricamente, a grande maioria dos clubes gostaria de contar com o recurso em todas as partidas. No entanto, também contariam com a FPF bancando os custos consideráveis do sistema.

flor

Transmissões e cotas

Em 2020, quando a pandemia suspendeu todas as competições no dia 15 de março, a Série A-2 parou depois da 12ª rodada e voltou no dia 19 de agosto, com a 13ª e um calendário apertado. Como era proibida a presença de público nos estádios, a Federação Paulista de Futebol montou um esquema de transmissão de todos os jogos pela internet.

Os campeonatos da A-2 e da A-3 deste ano, realizados no primeiro quadrimestre, continuaram sem a presença de torcedores e cobertos pela internet. Agora, com a reabertura dos portões e os clubes querendo a receita financeira das bilheterias, alterações poderão ser propostas.

Os clubes, principalmente da Série A-2, aguardam com muita expectativa as cotas que serão oferecidas pela transmissão das partidas. O contrato com a Rede Globo terminou neste ano e a TV Record está chegando, assim como o YouTube, o HBO Max e o Estádio TNT Sports.

Na foto (FPF/Divulgação), parte da fachada do prédio da Federação Paulista de Futebol.

Comentário

comentário