Taubaté Vôlei inicia playoff diante da torcida

A reta final da Superliga Masculina começa neste sábado e com o Taubaté jogando no domingo, em casa, às 19h, contra o Minas Tênis Clube. Também será uma das últimas partidas da carreira de Dante.

Confira a preparação do Taubaté no material enviado pela assessoria de Imprensa do time.

A equipe da EMS Taubaté Funvic, após terminar a primeira fase na quarta posição, terá como adversário nas quartas de final o Minas Tênis Clube (MG), que foi o quinto colocado. As disputas serão em uma série melhor de até três jogos. A primeira partida acontece neste domingo, no ginásio do Abaeté, em Taubaté.

A campanha taubateana na fase de classificação da Superliga foi de 17 vitórias e 5 derrotas em 22 jogos disputados. Com 47 pontos somados, a equipe terminou em quarto.

Individualmente, três jogadores se destacaram na fase de classificação da Superliga. O oposto Wallace é o segudo maior pontuador da competição até aqui, com 355 pontos anotados. O central Sebastián Solé é o terceiro melhor bloqueador, com 56 bloqueios vencedores. E o líbero Thales é o terceiro melhor no quesito recepção, com 69% de efetividade neste fundamento.

O levantador e capitão Rapha fez uma análise do que a equipe espera enfrentar nesse primeiro confronto: “Com certeza será um jogo muito disputado, digno de playoffs. Os jogos contra o Minas tem sido muito difíceis, pois eles tem demonstrado a cada confronto uma qualidade muito grande. Tenho certeza que teremos casa cheia, e nosso torcedor no Abaeté é um jogador a mais, e a expectativa é que seja um bom espetáculo de voleibol. O principal ponto forte do Minas é o conjunto. É um time jovem, que vem querendo mostrar seu valor no cenário nacional e tem feito um ótimo campeonato. Vamos precisar estar 100% focados e motivados para buscar essa vitória.”

O ponteiro Lucas Madalóz, que tem sido uma opção do banco muito utilizada pelo treinador Daniel Castellani, também faz uma projeção cautelosa do jogo. “O Minas tem um time jovem e que virão com tudo para cima de nós para mostrar serviço. Nós jogaremos com o grande apoio do nosso ginásio lotado e a expectativa é a melhor possível, já que fizemos bons jogos contra eles na primeira fase. Vejo que o ponto forte do Minas está no jogo dos centrais, que são bem fortes e tem bom volume de jogo defensivo. Para superar isso, temos de fazer um jogo agressivo desde o começo.”

O técnico Daniel Castellani não antecipou a escalação taubateana. A provável: Rapha, Solé, Ivovic, Dante, Otávio, Wallace e o líbero Thales. Ficariam como opções de banco: Ruiz, Paulo Renan, Renan, Lucas Madaloz, Nicolas e o líbero Matheus. Rafael pode voltar de contusão e Lucarelli segue afastado após cirurgia.

O Minas Tênis Clube chega aos playoffs com a quinta melhor campanha da primeira fase, tendo conquistado 14 vitórias, sofrido 8 derrotas e somado 44 pontos. Na primeira fase, os confrontos contra a EMS Taubaté Funvic terminaram com duas vitória dos taubateanos, sendo 3×0 no Abaeté, e 3×1 em Belo Horizonte.

O time é dirigido pelo técnico Ney Tambeiro e tem a seguinte formação base: Marlon, Felipe Roque, Pétrus, Flávio, Honorato, Bob e o líbero Rogerinho. Entre outras opções: Carísio, Davy, Bisset e Pingo.

Dante

Jogador de renome internacional, o anúncio de aposentaria de Dante gerou o seguinte texto no departamento de Comunicação da Superliga.

Aos 37 anos, Dante anunciou sua aposentadoria. Campeão olímpico em Athenas/04, dono de mais duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos, em Pequim/08 e Londres/12, entre diversas outras conquistas com a seleção brasileira e nos clubes por onde passou, o ponteiro, atualmente na disputa da Superliga Cimed de vôlei 17/18 pelo EMS Taubaté Funvic (SP), não estará mais em quadra na próxima temporada. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (21.03), no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP).

Dante comentou sobre a decisão tomada após 22 anos de carreira – sendo 13 dedicados a seleção brasileira.

“Foi uma noite bastante difícil de dormir porque há 22 anos que eu faço isso e vivo só pensando em voleibol. Não está sendo fácil segurar a emoção e preciso agradecer todas as pessoas que fizeram parte da minha carreira, principalmente meus familiares, amigos e minha mulher que deram todo o suporte necessário”, disse Dante, que também falou sobre a decisão de encerrar a carreira no time de Taubaté.

“Estou encerrando a carreira aqui em Taubaté e isso é algo que você pode escolher e não poderia deixar de passar a oportunidade de encerrar a carreira em um clube como o Taubaté. Ainda restam os playoffs da Superliga e, desde que eu falei para eles, cada dia que venho aqui é um dia a menos e isso é uma sensação difícil, mas acredito que vou deixar um bom legado”, explicou Dante, chamando atenção também para as limitações físicas.

“Ao mesmo tempo que sua cabeça diz “vai”, o corpo não responde como você pensa. Minha vida toda pensei em encerrar minha carreira jogando um vôlei no nível que imagino que posso jogar, e não jogando menos do que gostaria. Quero deixar uma imagem muito boa para meus fãs e para quem acompanhar o voleibol”, disse Dante.


Os playoffs

Os oito melhores entre os 12 times da fase inicial avançaram às quartas de final no seguinte cruzamento: Cruzeiro x Canoas (1º colocado x 8º), Sesc x Campinas (2º x 7º), Sesi x Corinthians (3º x 6º) e Taubaté x Minas (4º x 5º). Em um playoff de até três partidas, Cruzeiro, Sesc, Sesi e Taubaté conquistaram o direito da terceira em casa. E também puderam escolher a ordem do mando dos dois jogos iniciais, com o primeiro em casa ou fora.

O Taubaté optou por um começo diante da torcida e o primeiro jogo contra o Minas foi marcado para este domingo, às 19h, no ginásio do Abaeté. O segundo, no Arena Minas, em Belo Horizonte, será na quinta-feira, dia 29, às 19h. O terceiro, se necessário para um desempate, em Taubaté, no dia 2 de abril, uma segunda-feira, em horário indefinido.

O vencedor do confronto entre Taubaté e Minas (4º e 5º) formará uma das semifinais contra o ganhador de Cruzeiro e Canoas (1º x 8º). Consequentemente, o outro chaveamento tem os demais quatro classificados. O playoff das semifinais será de até cinco partidas. E os das finais, de até três e não mais em jogo único.

A tabela

 

A tabela

Os jogos das quartas de final

Primeira rodada

24.03 (SÁBADO) – Sesc RJ x Vôlei Renata-Campinas (SP), às 15h, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ) – REDETV e SPORTV.COM

24.03 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro (MG) x Lebes Canoas (RS), às 19h, no ginásio Riacho, em Contagem (MG) – SPORTV

25.03 (DOMINGO) – Sesi-SP x Corinthians-Guarulhos (SP), às 14h30, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) – SPORTV

25.03 (DOMINGO) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no Abaeté, em Taubaté – SPORTV

Segunda rodada

28.03 (QUARTA-FEIRA) – Vôlei Renata-Campinas x Sesc RJ, às 19h30, no Taquaral, em Campinas (SP) – SPORTV

29.03 (QUINTA-FEIRA) – Lebes Canoas x Sada Cruzeiro, às 19h, no La Salle, em Canoas (RS) – SPORTV

29.03 (QUINTA-FEIRA) – Corinthians-Guaurlhos x Sesi-SP, às 21h30, no ginásio Ponte Grande, em Guarulhos (SP) – SPORTV

30.03 (SEXTA-FEIRA) – Minas Tênis Clube x EMS Taubaté Funvic, às 19h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) – SPORTV

Terceira rodada (se necessária)

01.04 (DOMINGO) – Sesc RJ x Vôlei Renata-Campinas, a definir, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ)

01.04 (DOMINGO) – Sada Cruzeiro x Lebes Canoas, a definir, no Riacho, em Contagem (MG)

02.04 (SEGUNDA-FEIRA) – Sesi-SP x Corinthians-Guarulhos, a definir, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)

02.04 (SEGUNDA-FEIRA) – EMS Taubaté Funvic x Minas Tênis Clube, a definir, no Abaeté, em Taubaté (SP)

Nas fotos (de Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic), o levantador Rapha em um saque e Dante em um treino.

Comentário

comentário