Taubaté vira e estreia com vitória na Copinha

O Taubaté virou o placar para 2 a 1, venceu o catarinense Tubarão e estreou com vitória em sua 20ª participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois, no estádio Joaquinzão, assistiu à outra partida do grupo na tarde desta sexta-feira.

Com três atacantes, um trio de meio-campo construtivo e o ala-esquerdo Diego mostrando a ofensividade já apresentada entre os profissionais, o Taubaté assumiu o compromisso de propor o jogo, indo à frente.

Incomodado, o Tubarão concentrou as forças na marcação e aceitou a opção dos contra-ataques, principalmente com passes longos e aprofundados. Consequentemente, os taubateanos foram armando boas descidas.

Aos 26 minutos, o Taubaté poderia ter aberto o placar. O atacante Maykon Lima escapou livre, passou pelo goleiro ao invadir a área pela meia esquerda, mas diante de um zagueiro que correu na cobertura, perdeu o equilíbrio na finalização.

Aliviado, o Tubarão tentou aliviar a defesa com ações ofensivas e também criou uma grande chance, aos 32 minutos. Um passe recuado da ponta esquerda encontrou Uéslei livre na marca do pênalti, que ao tentar chutar de primeira e com o pé esquerdo, pegou de canela e errou por muito.

O primeiro tempo caminhava para o final quando um escanteio surgiu para o Tubarão, na ponta direita, aos 46 minutos. Kelvin levantou, a defesa taubateana não subiu e o lateral Anderson, entrando pela meia esquerda, escorou para o canto direito. O goleiro João Marcos caiu na bola, mas sem evitar a ultrapassagem pela linha de gol.

Reação

Os taubateanos voltaram do intervalo em desvantagem no placar e também sem o técnico Harley Dias, excluído do banco por protestar logo após o gol do adversário. No entanto, em três minutos, alcançaram a igualdade.

Em uma investida pelo meio, o atacante Tatá atraiu a atenção dos defensores ao tentar aplicar um chapéu na área. A bola sobrou pela meia direita, de onde o deslocado e oportunista Diego chutou rasteiro, cruzado e por baixo do goleiro.

Animado, o Taubaté tentou aproveitar o embalo, mas não conseguiu. Depois, o Tubarão teve o seu momento de buscar um gol de desempate. A partida ficou aberta.

Aos 40 minutos, em um contra-ataque pela meia esquerda, o Taubaté alcançou a virada que um bom número de torcedores também esperava. Paulinho aprofundou e Gabriel Davy colocou entre as pernas do atrasado goleiro Gabriel Gonçalves.

No desespero, o Tubarão foi atrás de um segundo gol, mas sem a força necessária. O Taubaté soube proteger a vantagem de 2 a 1 e ainda teve duas descidas que poderiam terminar com um terceiro gol.

A disputa

 

A disputa

Com a vitória, o Taubaté passou a esperar o resultado do outro jogo da rodada, às 16h. Também de virada, o Vasco da Gama goleou o paraense Carajás, por 4 a 1.

A segunda rodada do Grupo 27, que classificará os dois melhores á sequência competição, será na segunda-feira, dia 7. Jogarão: Taubaté x Carajás (13h30) e Vasco x Tubarão (15h30). A terceira e última, na quarta-feira, dia 9, com Taubaté x Vasco (13h45) e Carajás x Tubarão (16h).

O Taubaté, que depois da expulsão do técnico Harley Dias passou a ser dirigido pelo assistente Fred Testa Júnior, atuou com: João Marcos; Vitor Hugo (Zé Vitor 28´/2º), Hiago, João Pedro (Ryan 13´/2º) e Diego (Adriano 13´2º); Leo Naldi, Glauber e Claudinho (Paulinho 28´/2º); Jonas, Maykon Leite (Gabriel Davy 25´/2º) e Tatá (Matheus Patto 25´/2º).

Nas imagens, Glauber encarando um marcador do Tubarão com Diego acompanhando a jogada (foto de Bruno Castilho/EC Taubaté) e Gabriel Davy fazendo o gol da vitória (Divulgação).

Comentário

comentário