Taubaté começa a jogar pelas últimas chances

O Taubaté visita a Ferroviária de Araraquara nesta quarta-feira, às 19h e precisa cortar uma sequência de seis partidas sem vitória para continuar com chances de classificação à fase final do Campeonato Paulista da Série A-2. O desafio é enorme, pois o time viajou com desfalques e enfrentará um dos candidatos a acesso e que ainda não reservou vaga.

A atual primeira fase tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito primeiros colocados avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e seguirão na disputa pelas duas vagas de acesso ao Paulistão 2025. Os dois últimos serão rebaixados à Série A-3.

Depois de 12 rodadas realizadas, a classificação está assim: 1º – São José (26 pontos); 2º – São Bento de Sorocaba (25); 3º – Ferroviária de Araraquara (21); 4º – XV de Piracicaba (20); 5º – Velo Clube de Rio Claro (18); 6º – Rio Claro, Noroeste de Bauru e Portuguesa Santista (17); 9º – Oeste de Barueri (16); 10º – Juventus e Linense (15); 12º – Taubaté (13); 13º – Primavera de Indaiatuba (11); 14º – Capivariano (9); 15º – Monte Azul (7) e 16º – Comercial de Ribeirão Preto (5).

Somando 12 dos 18 pontos das seis rodadas iniciais, o Taubaté esteve na terceira colocação e praticamente encostado no dois primeiros. Todavia, nas últimas seis rodadas, somou apenas um ponto dos 18 possíveis e desceu à 12ª colocação. Foram cinco derrotas e com um empate no Clássico do Vale com o São José.

No momento, estando a quatro pontos da zona de classificação, o Taubaté precisa de duas rodadas amplamente favoráveis para ultrapassar quatro de oito concorrentes. Como o total de 22 pontos sempre foi suficiente para os times chegarem entre os oito melhores, a base de cálculos dos taubateanos cobra três vitórias na três rodadas que restam.

A 13ª e antepenúltima terá sete jogos nesta quarta-feira: Ferroviária x Taubaté (19h), Velo Clube x São José (20h), São Bento x Linense (19h30), XV de Piracicaba x Noroeste (20h), Portuguesa Santista x Rio Claro (20h), Oeste x Primavera (19h30) e Monte Azul x Capivariano (15h). Um na quinta-feira (7): Comercial x Juventus (20h). Depois, o Taubaté receberá o Comercial no domingo e fechará fora de casa contra o Noroeste.

O time

A delegação taubateana viajou nesta quarta-feira com quatro desfalques confirmados. O atacante Lucas Xavier e o lateral-direito Eliandro permanecem afastados por contusão e o mesmo motivo agora tira o atacante David Ribeiro. O lateral-esquerdo Fernando Júnior cumprirá suspensão automática por expulsão.

Sábado passado, na derrota em casa para o Velo Clube, por 2 a 0, o técnico Wilson Júnior dirigiu a seguinte formação: Leandro; Bruno Luiz, Luanderson, Pedro Vitor e Fernando Júnior; Khevin Fraga, Warian (Peloggia) e Vitinho (Alvinho); David Ribeiro (Maycon), Bambam (Yamada) e Pedro Acácio.

Adversário e arbitragem

A Ferroviária vem de uma vitória como visitante do Oeste, por 1 a 0. O time do técnico Vinícius Bergatin atuou com: Saulo; Xavier, Ronaldo Alves, Gustavo Medina e Rennan Siqueira; Pablo Gabriel, Caio Vitor (Judá) e Thomaz (Paulinho Santos); Luis Henrique (Antônio Gabriel), Gustavo Nescau (Batista) e Marcos Nunes (Cauã Aguiar). O meia Vitor Barreto cumpriu suspensão. O meia Fernando Boldrin, o zagueiro Maílson e os laterais Chico Bala e Lucas Rodrigues foram desfalques por contusão.

Na Arena da Fonte Luminosa a equipe de arbitragem terá: Guilherme Francisco Maciel da Silva E Rosário (árbitro), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 1), Leonardo Augusto Villa (assistente 2), Pedro Henrique Alves de Paula (quarto árbitro) e Celso Barbosa de Oliveira (analista de vídeo).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), Bruno Luiz dominando a bola contra o Velo Clube.

Comentário

comentário