Taubaté amarga duas derrotas na mesma tarde

Na tarde em que teve dois times jogando no mesmo horário, o Taubaté amargou duas goleadas. No Joaquinzão, a equipe principal cumpriu tabela na Copa Paulista e levou 4 a 0 da líder Portuguesa. O sub-20 foi visitar o Santos na abertura da segunda fase do Paulista da categoria e perdeu por 5 a 2.

Como o time principal já estava fora da disputa de uma das duas vagas do Grupo 4 na quartas de final da Copa Paulista, quatro jogadores voltaram ao sub-20 que ainda teria, pelo menos, mais seis partidas até o final do ano. O volante Ygor, o lateral-esquerdo Romero, o meia-atacante Garcez e o atacante João Paulo integraram a delegação que foi a Santos.

No Joaquinzão, a visitante Portuguesa soube aproveitar a oportunidade de uma vitória que representaria classificação antecipada. Atacando desde o início, abriu o placar logo aos 3 minutos. O volante Marzagão enviou um lançamento em diagonal da esquerda e o atacante Lucas Douglas desviou para dentro.

Depois de uma boa defesa do goleiro da Portuguesa, o Taubaté tentou criar um volume de jogo ofensivo e acabou levando um contragolpe que terminou em gol. Aos 12 minutos, Lucas Douglas escapou pela ponta esquerda, cruzou por baixo e o centroavante Caio Mancha fechou antes do goleiro.

A vitória da Portuguesa praticamente ficou definida quando a vantagem foi ampliada, aos 36 minutos. O meia Danilo Pereira aparentemente foi cruzar da esquerda e acabou chutando. O goleiro Leandro, na primeira trave, levantou os braços mas não tocou na bola com a força necessária e o rebote entrou caindo atrás dele.

Com o placar de 3 a 0, a Portuguesa fez um segundo tempo para manter a vantagem confortável. O Taubaté poderia ter tentado algo diferente, mas deixou escapar um clara chance de gol, aos 4 minutos. Kauê recebeu ótimo passe de Anderson Magrão e chutou ao alcance do goleiro.

Reanimada pelos reservas que entraram e queriam apresentar serviço, a Portuguesa foi buscar a goleada com o quarto gol, aos 36 minutos. Da ponta direita e da linha de fundo, um cruzamento rasteiro e para trás não foi cortado. Miguel Augusto pôde chutar no canto direito.

A disputa

O Taubaté completou o seu roteiro de oito jogos pelo Grupo 4, de turno e returno. Com apenas cinco pontos ganhos e folgando na tabela da última rodada, terminará na quinta e última posição.

Nesta sexta-feira, no outro jogo da penúltima rodada, o Atibaia recebeu o São Caetano na casa alternativa de São José dos Campos e também aplicou uma goleada de 4 a 0. Com os dois resultados, a classificação do Grupo 4 ficou assim: 1º – Portuguesa (13 pontos em 7 jogos); 2º – Atibaia (10 em 7); 3º – Juventus e São Caetano (9 em 7 e com 0 a 5 no saldo de gols); 5º – Taubaté (5 em 8).

Na próxima terça-feira, às 15h, a última rodada da primeira fase terá o Grupo 4 com a Portuguesa recebendo o Atibaia e o Juventus visitando o São Caetano.

Os times

O Taubaté, do técnico Douglas Leite: Leandro; Danilo, Hyago, Wellington e Robertinho (Romilson 34´/2º); França, Gualberto, Buchecha e Rafael Compri; Kauê (Adriano Filho 34´/2º) e Anderson Magrão.

A Portuguesa, do técnico Alex Alves: Thomazella; Lenon, Willian Magrão, Diego Sacoman e Julinho; Marzagão, Tauã (Queven 36´/2º) e Danilo Pereira (Miguel Augusto 27´/2º); Cesinha (Felipe Souza 20´/2º), Caio Mancha (Tito 20´/2º) e Lucas Douglas (Serafim 27´/2º).

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: João Vitor Gobi (árbitro), Paulo Cesar Modesto (assistente 1), Leonardo Tadeu Pedro (assistente 2), Pablo Rodrigo Soares de Oliveira (quarto árbitro) e Antonio Rogério Batista do Prado (analista de vídeo).

Sub-20

Na abertura de um quadrangular que vale duas vagas nas oitavas de final, o Taubaté foi visitar o Santos e perdeu, por 5 a 2. Na outra partida, Amparo e Guarani empataram em Amparo, por 1 a 1.

Na pressão inicial e caseira, o Santos abriu o placar logo aos 4 minutos, com o atacante Victor Michel fechando em um cruzamento curto e por baixo, vindo da direita. O Taubaté reagiu e empatou, aos 22. Em uma falta pela meia esquerda, Romero cobrou com chute forte que furou a barreira.

Aos 34, o goleiro taubateano João Pedro defendeu um pênalti cobrado pelo lateral Andrey Rafael, mas dois minutos depois veio o desempate santista, com o atacante Wesley Patati fechando em um cruzamento da esquerda.

Antes do intervalo, Victor Michel voltou a marcar para o Santos, aos 44 minutos. Logo em seguida, o Taubaté fez o seu segundo gol, com o artilheiro João Paulo aproveitando um levantamento em diagonal da esquerda.

O placar de 3 a 2 acabou virando goleada com menos de cinco minutos de segundo tempo. Aos 45 segundos, Wesley Patati ampliou para 4 a 2 e quase em seguida, em mais um pênalti marcado contra os taubateanos, o meia Luis Henrique cobrou no canto direito e além do alcance do goleiro.

Apesar do tempo restante, o placar ficou sem outros gols. Com o passar dos minutos, os santistas deixavam a vitória encaminhada e os taubateanos sentiam que a situação era irreversível.

Agora, na segunda rodada, o Taubaté receberá o Amparo, quinta-feira, dia 21, às 11h. Em Campinas, às 15h, o Guarani terá a visita do Santos.

Os times

O Taubaté, do técnico Fred Testa Júnior: João Pedro; Ferro (Moisés – intervalo), Lucas Minhoca, Douglas e Romero (Yuri 36´/2º); Ygor, Peloggia (Kayque 13´/2º) e Garcez (Sapata 30´/2º); Pardal (Thiago Patto 13´/2º), João Paulo e Gustavo (Sandi – intervalo).

O Santos, do técnico Thiago Lima Macedo: Eduardo Araújo; Andrey Rafael (Fabrício 30´/2º), Gustavo Moreira (Yalle 30´/2º), Jair Paula e João Pistelli; Cadu, João Victor (Alex Fernandes 23´/2) e Matheus Nunes (Diogo Correia 30´/2º); Lucas Henrique (Kaio Henrique 23´/2º), Victor Michel (Nicollas Lopo 13´/2º) e Wesley Patati.

No CT Rei Pelé, a equipe de arbitragem contou com: Camilo Morais Zarpelão (árbitro), Givanildo Oliveira Félix (assistente 1), Bruno Henrique Mascarenhas Moura (assistente 2), Giovanni Domênico Canneto Venturini (quarto árbitro) e Alexandre Luis Gonçalves (analista de vídeo).

Na imagens, o lateral taubateano Danilo escapando da marcação de Caio Mancha (foto de Rafael Citro/EC Taubaté) e o atacante João Paulo vigiado pelo pelo lateral santista João Pistelli (foto de Caíque Toledo/EC Taubaté).

Comentário

comentário