São José futebol feminino renova com artilheiras

No planejamento para 2019, o São José futebol feminino já renovou o contrato de oito jogadoras e anunciou a promoção de seis das categorias de base. Entre as que acertaram a permanência, as duas artilheiras do time na temporada.

Com boas chances de começar mais um ano na liderança do ranking da Confederação Brasileira de Futebol, o São José sabe que terá um histórico glorioso a defender. Mesmo assim, é provável que continue armando a equipe sem grandes investimentos e deixando espaços para as jogadoras produzidas em casa.

Ao crescer e virar um dos grandes times de futebol feminino da América do Sul, o São José passou a ser interessante para as meninas mais novas e que procuram um começo de carreira em condições de evolução.

Também por oscilações no mercado de transferências e reajustes financeiros, o São José foi deixando de contratar jogadoras renomadas, como o time do tricampeonato da Libertadores da América que contava com oito da Seleção Brasileira. Nos espaços, foi aproveitando as promessas das categorias de base administradas pelo Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura.

“É um projeto novo no futebol feminino do São José. No começo deste ano, quando assumi a coordenação, não tinha projeto de LIF (Lei de Incentivos Fiscais) e a Prefeitura nos ajudou 100%. Agora, para a próxima temporada, tivemos um aumento e dois projeto de LIF aprovados. Um estadual e outro municipal que nos ajudarão a captar patrocínio. Estamos trabalhando para voltarmos a ser referência. O excelente apoio da Prefeitura nos deixa confiantes”, disse a coordenadora Renata Love.

A desaceleração tirou a equipe do grupo de favoritas aos títulos dos campeonatos Paulista e Brasileiro, mas as campanhas de 2018 foram razoáveis. No Paulista, o time saiu eliminado nas quartas de final, perdendo um mata-mata para o vice-campeão Corinthians. No Brasileiro, a inexperiência de algumas jogadoras acabou pesando na disputa perdida pela quarta vaga do grupo à segunda fase do campeonato.

No entanto, nas duas competições como representante da cidade, o time faturou a 14ª medalha de ouro em Jogos Regionais e fechou o ano com a quarta medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior. Em São Carlos e contra rivais tradicionais como o medalha de prata Rio Preto, comprovou a evolução no trabalho desenvolvido.

Confirmadas

Confirmadas

A centroavante Fernanda Tipa, uma das novidades na temporada, renovou o contrato para um segundo ano no clube. Ela foi a artilheira do time fazendo 16 gols dos 73 marcados pela equipe que disputou 41 partidas.

Vice-artilheira com 14 gols e no São José desde as primeiras conquistas de 2011, a atacante Michele Carioca também renovou contrato. As outras seis: Gabi Lira, lateral e meio-campista; Nath Rodrigues, zagueira; Edna Baiana, volante; Carlinha, meia-atacante; Rafa Martins, lateral-esquerda e Rafa Soares, volante.

Das categorias de base, três jogadoras são da Seleção Brasileira Sub-17: a zagueira Vitória Bruna, a meia Maria Eduarda e a goleira Pietra. Estão subindo para o elenco principal: Geisiane, atacante; Milena, atacante e Lívia, lateral e meia.

Na foto (de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino), a comemoração com a medalha de ouro dos Jogos Abertos.

Comentário

comentário