São José deve confirmar novo técnico nesta terça

O São José está trocando de técnico, saindo Ricardo Costa e chegando Sérgio Guedes. A confirmação oficial do processo deverá surgir nesta terça-feira, quando o novo treinador se apresentar e assinar um contrato para o atual Campeonato Brasileiro da Série D e talvez, também para o Paulista da Série A-2 do ano que vem.

A permanência de Ricardo Costa ficou praticamente insustentável depois da partida de sábado contra o Pouso Alegre, em Minas Gerais. Vindo de uma estreia sem sair do 0 a 0 em casa contra o sul-mato-grossense Costa Rica, o São José precisava apresentar, no mínimo, um rendimento razoável.

No estádio Manduzão, o time levou um gol no início, esboçou reação durante alguns minutos, mas no segundo tempo foi completamente dominado pelo adversário que terminou com um incontestável placar de 3 a 0.

Como o São José vinha de um final de Série A-2 acumulando oito partidas sem vitória, mais duas no início do Brasileirão levaram a direção a desistir do projeto de dar continuidade a um trabalho que começou com a chegada de Ricardo Costa antes da sexta rodada da Série A-3 do ano passado. Além do mais, o novo técnico terá a oportunidade de chegar com duas partidas seguidas em casa, nos próximos sábados, contra o Santo André e a Internacional de Limeira.

A saída

O anúncio do final do ciclo de Ricardo Costa surgiu no final da manhã desta segunda-feira, na seguinte nota divulgada pelo São José:

O São José Esporte Clube anuncia que Ricardo Costa não é mais o treinador da equipe para a sequência do Campeonato Brasileiro. Também deixa o clube o gerente de futebol, Edmar Costa.

Agradecemos imensamente pelo profissionalismo e pela dedicação, fundamentais para o clube desde o retorno de ambos.

Com uma trajetória vitoriosa, Ricardo Costa é o segundo treinador com mais jogos à frente da equipe. Em 104 partidas, além do título da B1 em 2020, comandou as equipes em 2023 que conquistaram os acessos para a Série A2, após 10 anos, e, também, o importante retorno à disputa de um Campeonato Nacional após 24 anos.

Desejamos muito sucesso aos profissionais na sequência de suas carreiras no futebol.

A direção deverá anunciar, já nos próximos dias, o novo comandante da equipe.

flor

Despedida

No final da tarde, pelas redes sociais, Ricardo Costa publicou sua despedida:

Muito obrigado, São José Esporte Clube!

Hoje se encerra minha terceira passagem por este clube tão grandioso. Escrevemos páginas importantes na história do clube, entre elas, a volta ao cenário nacional com o acesso à Série D do Campeonato Brasileiro.

Sou profundamente grato e realizado por ter vivido esse tempo aqui. Agradeço primeiramente ao Oscar e o Bruno, que confiaram em mim, em um momento muito delicado do time, ao Robertinho, que esteve ao meu lado nesse processo de voltar ao clube, ao elenco, funcionários e torcedores que acreditaram no meu trabalho. À esta cidade incrível, que sempre me recebeu de braços abertos e que hoje tenho a honra de dizer que sou um cidadão joseense!

Desejo sempre as melhores coisas ao São José EC, que possa ser cada vez mais mostrar a sua grandeza.

Agora, é hora de buscar novos rumos. Levo comigo um orgulho imenso de tudo que vivemos!

Obrigado, São José!

Novo comando

À tarde, o São José recebeu o Resende-RJ em jogo-treino combinado desde a semana passada. Com os jogadores que não foram escalados em Pouso Alegre, a equipe teve o comando interino do assistente técnico Francis Silva, no clube desde o início de 2023 e antes da chegada de Ricardo Costa.

Enquanto isso, o Grupo Oscar, da SAF (Sociedade Anônima de Futebol), já providenciava a contratação de um outro técnico. Sérgio Guedes, que recentemente deixou a Portuguesa Santista, não foi confirmado, mas deve chegar na tarde desta terça-feira.

Como goleiro, que defendeu grandes times e a Seleção Brasileira, Sérgio Guedes jogou pelo São José no Paulistão de 97. Ele, o zagueiro Toninho Cecílio e o volante Wagner Mancini posteriormente viraram treinadores.

Morador de Santos, Sérgio Guedes assumiu a Portuguesa Santista na pré-temporada de 2023 e após passar pelo Água Santa de Diadema. Na Série A-2 parou nas quartas de final contra o XV de Piracicaba e na Copa Paulista foi campeão justamente decidindo o título contra o São José. Na recente Série A-2, disputou uma das duas vagas de acesso em semifinal contra o Noroeste de Bauru, perdida nos pênaltis e após dois empates.

Nas imagens, Sérgio Guedes comandando treino na Portuguesa Santista (foto de Flávio Hopp/Agência Briosa) e Ricardo Costa em jogo do São José pelo Paulista da Série A-2 (foto Tião Martins/Costesia).

Comentário

comentário