São José Basketball começa playoff com casa cheia

A reta decisiva dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024 está começando com os 16 melhores da fase inicial. O São José, avançando como nono colocado, vai enfrentar o Fortaleza-Basquete Cearense que foi o oitavo. Como o adversário terá a vantagem do segundo jogo em casa, o time joseense quer abrir vantagem diante da torcida.

Confira no material enviado por Léo Lenzi, da NTZ Comunicação e Marketing.

Neste domingo (21), o Coop São José Basketball recebe o Fortaleza Basquete Cearense no ginásio Linneu de Moura, às 18h30, pelo primeiro jogo da série de oitavas de final entre as equipes no NBB Caixa.

Todos os ingressos para a partida foram esgotados em 48 horas pela torcida joseense, que promete lotar mais uma vez o “caldeirão”. O duelo é o primeiro de uma série melhor de três jogos, onde quem vencer dois avança às quartas de final.

O Coop São José Basketball terminou a fase de classificação na nona posição, com 52.8% de aproveitamento, a melhor campanha do time no torneio desde a temporada 2013/14 – quando havia terminado em sexto.

“Nossa participação na fase de classificação foi muito boa, dentro do esperado em nosso planejamento. Nossa ideia era ficar entre os oito primeiros ou próximo disso, e a quantidade de vitórias que atingimos nos deu um aproveitamento de vitórias relevante. É um campeonato longo e difícil, com times muito bem montados para essa temporada, nós vemos que os 12 ou 13 primeiros tiveram um nível muito alto”, disse o técnico Sebastián Figueredo.

Com isso, a equipe joseense encara o Fortaleza, que terminou a fase inicial logo acima, na oitava colocação, com 54.3% de aproveitamento. Por possuir melhor campanha, os cearenses têm direito a fazer o segundo e o terceiro jogos (se necessário) em casa.

Na fase anterior

Durante a primeira fase, os dois duelos entre as equipes foram decididos de forma emocionante, porém com vitória do Fortaleza em ambos os confrontos: 82 a 78 no Linneu de Moura e 99 a 95 no CFO, após duas prorrogações.

O treinador do time joseense aponta para a necessidade de um triunfo em casa neste primeiro jogo para melhorar as chances de avançar. “Conhecemos bem o Fortaleza, alguns atletas inclusive já têm passagens recentes pelo São José, como é o caso do Eddy e do Douglas Nunes, que estiveram aqui na temporada passada. Eles têm atletas experientes, dois estrangeiros de qualidade, nós vamos precisar ter uma boa defesa para conter os pontos fortes deles. São dois times muito parelhos e será uma boa série, não tenho dúvidas disso. Acredito que temos condições de vencer se soubermos executar o nosso melhor, mas precisamos ir jogo a jogo. O mais importante agora é abrirmos a série com vitória diante da nossa torcida e ganharmos confiança”, afirmou Sebastián.

Os times

O São José vem contando com os seguintes jogadores: Diego Figueredo, Gabriel Caldeira, Gabriel Pedrosa (armadores), Augusto Cabral, Pedro Chourio, Pedro Infante, Kauê Gelascov (alas-armadores), Leonardo Lema, Vitor Silvério, Caio Oliveira (alas), Douglas dos Santos, Arthur Bernardi, Bruno Foresti (alas-pivôs), Renato Carbonari, Matheus Leal e Afonso (pivôs).

N último jogo pela fase anterior, no dia 12 de abril, o São José recebeu o Paulistano e foi mal, perdendo por 64 a 93. A formação inicial do técnico Sebastián Figueredo contou com: Diego Figueredo, Pedro Chourio, Leonardo Lema, Douglas dos Santos e Arthur Bernardi. Começaram no banco: Matheus Leal, Augusto, Gabriel Caldeira, Pedro Infante, Renato Carbonari, Vitor Silvério e Afonso.

O Fortaleza, do técnico Flávio Espiga, fechou a fase anterior visitando o brasiliense Cerrado no dia 13 de abril e vencendo pelo apertado placar de 84 a 83. O time entrou com? Seba Orresta, Cassiano Bueno, Dexter McClanahan, Felipe Queirós e Eden Erwing. Começaram no banco: Eddy Carvalho, Buford Junior, Samuel Oliveira, Bruno e Gabriel Fernandes. Não estiveram no grupo: Douglas Nunes, Fernando Salsamendi, Cauê e Matheus Passos.

Na foto (de Carlos Roosewelt), Pedro Chourio tentando fugir da marcação de McClanahan quando os dois times se enfrentaram no Ceará.

Comentário

comentário