São José Basketball abriu playoff perdendo em casa

O São José Basketball perdeu em casa no primeiro jogo do playoff das oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024 e agora, como visitante, terá que vencer duas vezes o Fortaleza para avançar às quartas de final. A equipe cearense soube levar a partida com pontuação equilibrada e foi mais eficiente nos minutos finais.

Confira no material enviado por Victor Barreto, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Neste domingo (21), o Coop São José Basketball foi superado pelo Fortaleza Basquete Cearense por 73 a 70, em duelo disputado diante de um ginásio Linneu de Moura lotado.

Com o resultado, os cearenses abrem 1 a 0 na série e ficam a um triunfo de garantir sua classificação às quartas de final, enquanto os joseenses precisam vencer os próximos dois jogos para avançarem. O segundo jogo acontece no próximo sábado (27), às 16h, no Ceará. Se necessário, o terceiro e decisivo embate da série acontece novamente em terras cearenses, no dia 29, às 21h.

Os destaques do Coop São José Basketball na partida foram o Pedro Chourio com 13 pontos e seis rebotes, Renato Cabonari com 12 pontos e oito rebotes e armador Diego Figueredo com 12 pontos. Do lado da equipe cearense o cestinha foi McClanaham com 24 pontos.

O jogo

A equipe do Coop São José Basketball foi à quadra escalada pelo técnico Sebastián Figueredo com: Diego Figueredo, Pedro Chourio, Leonardo Lema, Douglas dos Santos e Renato Carbonari.

O primeiro jogo da série de oitavas de final dos playoffs do NBB começou com o equilíbrio esperado para o duelo, os times foram se alternando na pontuação, enquanto Ewing utilizava bem o garrafão para pontuar para os cearenses (7 a 11), Renato Carbonari respondia cravando do outro lado da quadra (11 a 13). A paridade seguiu até os últimos segundos da parcial, quando Orresta infiltrou e de bandeja anotou dois pontos para o Fortaleza, garantindo três pontos de vantagem (17 a 20).

O Coop São José Basketball retornou melhor para o segundo quarto, com uma marcação forte e um ataque eficiente, o time joseense anotou os seis primeiros pontos da parcial, assumindo a liderança do placar (23 a 20). Os visitantes não se abateram e conseguiram buscar o empate (30 a 30), mas faltando um segundo para o intervalo Pedro Infante converteu dois lances livres, garantindo os joseenses em vantagem para o intervalo, 32 a 30 (15 a 10 no quarto).

Equilíbrio

As duas equipes retornaram do intervalo com um ritmo mais intenso e sem permitir que o adversário emplacasse uma sequência de pontos. Diego Figueredo acertou um arremesso do perímetro levantando a torcida presente no ginásio Linneu de Moura (42 a 37), a resposta veio no lance seguinte quando McClanaham devolveu na mesma moeda (42 a 40). Os times trocaram pontos até o fim do quarto que terminou empatado 47 a 47.

As equipes vieram para o último período com as mãos calibradas para os arremessos de longa distância. Arhtur da zona morta converteu os primeiros três pontos da parcial à favor do Coop São José Basketball (50 a 47), no lance seguinte Buford Jr respondeu para o Fortaleza, empatando o jogo (50 a 50). Há três minutos do fim da partida McClanaham acertou de três, colocando os visitantes com cinco pontos de vantagem (60 a 65). A partir daí os cearenses administraram o placar para garantir a vitória por 73 a 70 (23 a 26 no quarto).

Os times

O São José, do técnico Sebastián Figueredo, entrou com: Diego Figueredo (12 pontos), Pedro Chourio (13), Leonardo Lema (2), Douglas dos Santos (12) e Renato Carbonari (12). Começaram no banco: Augusto Cabral (3), Pedro Infante (2), Vitor Silvério (2), Arthur Bernardi (5), Matheus Leal (7), Gabriel Caldeira (não entrou) e Afonso (não entrou).

O Fortaleza, do técnico Flávio Espiga, entrou com: Orresta (8), McClanahan (24, o cestinha do jogo), Eddy Carvalho (13), Quirós (0) e Eden Ewing (13). Começaram no banco: Cassiano (6), Samuel (2), Buford Jr. (7), Douglas Nunes (não entrou), Bruno (não entrou) e Gabriel (não entrou).

O trio de arbitragem contou com: Cristiano Jesus Maranho, Marcos Antonio de Matos Ferreira e Bruno Da Costa Oliveira.

Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), Pedro Chourio arremessando em um dos ataques do São José.

Comentário

comentário