São José abre mata-mata decisivo em Rio Claro

O mata-mata decisivo do Campeonato Paulista da Série A-2 começa neste sábado e com o São José visitando o Velo Clube de Rio Claro, às 19h15, pela rodada de ida das quartas de final. A partida de volta será na quarta-feira, às 20h, no estádio Martins Pereira.

A fase inicial teve os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas e os oito melhores avançaram às quartas de final com o cruzamento olímpico definindo os seguintes confrontos: São Bento de Sorocaba (1º colocado) x Noroeste de Bauru (8º), São José (2º) x Velo Clube de Rio Claro (7º), Ferroviária de Araraquara (3º) x Juventus (6º) e XV de Piracicaba (4º) x Portuguesa Santista (5º).

Em cada confronto, o time com a melhor campanha terá o direito de atuar em casa na partida de volta. Será a única vantagem porque a igualdade na soma dos pontos e gols marcados nas duas partidas implicará decisão por pênaltis.

Com os pontos das quartas de final somados aos da primeira fase, a campanha geral também definirá os confrontos entre os quatro semifinalistas: 1ª melhor campanha x 4ª e 2ª x 3ª. Os dois finalistas já estarão promovidos à Série A-2 de 2025 e decidirão o título com o mesmo regulamento quanto ao mando de campo do jogo da volta.

A rodada

A partida do São José em Rio Claro será a segunda da rodada de abertura das quartas de final. Antes, às 15h, o Noroeste receberá o São Bento. Depois, na manhã de domingo: Juventus x Ferroviária, às 11h e Portuguesa Santista x XV de Piracicaba, às 11h10.

A rodada de volta terá as quatro partidas na quarta-feira, dia 27: São José x Velo Clube (20h), São Bento x Noroeste (19h30), Ferroviária x Juventus (19h) e XV de Piracicaba x Portuguesa Santista (20h).

Na primeira fase, o jogo entre São José e Velo Clube foi recentemente disputado, no dia 6, uma quarta-feira, às 20h, em Rio Claro, pela 13ª e antepenúltima rodada. O São José, que já estava antecipadamente classificado desde a nona rodada, sofreu derrota por 2 a 1 e perdeu a condição de líder isolado e único invicto. Os três pontos acabaram sendo suficientes para o Velo Clube reservar a sua vaga.

Em campo, o São José começou impondo o seu jogo de líder, mas o Velo reagiu e soube aproveitar o seu melhor momento, fazendo 2 a 0 com gols de Lucas Duni, aos 18 minutos e Mizael, ao 25. Bem depois, aos 37 do segundo tempo, o estreante atacante Luan Santos diminuiu para a equipe joseense e já nos acréscimos, o centroavante Rafael Tanque desperdiçou a oportunidade de um empate cabeceando para fora.

O São José, que vinha de três empates, depois perdeu nas duas últimas partidas e passou a acumular seis jogos sem vitória. O Velo Clube perdeu na penúltima rodada para o Primavera, por 2 a 0, em Indaiatuba e na última, cedeu um empate em casa para o Capivariano, por 2 a 0, após abrir 2 a 0.

Reforços

Na penúltima rodada, nos 2 a 1 sofridos em casa contra a Ferroviária, o São José promoveu a estreia do centroavante Maikon Aquino. Sábado passado, nos 2 a 0 sofridos como visitante do São Bento, o estreante foi o meia Carlos Alberto que também veio do gaúcho Avenida, de Santa Cruz do Sul. No Velo, o meia-atacante Guilherme Garré, chegando do gaúcho Novo Hamburgo, foi estreante contra o Capivariano.

Como o regulamento permite a troca de até quatro jogadores da lista dos 26 utilizados na primeira fase, o São José passa a contar com o atacante Jean Lucca, vindo do gaúcho Santa Cruz e o zagueiro Zé Leandro, que estava no paranaense Azuriz, de Pato Branco. Ambos foram trocados pelo centroavante Rafael Tanque e o meio-campista Vinícius Barba.

O Velo Clube aproveitou as quatro trocas permitidas e agora passa a contar com o centroavante Caio Mancha, o atacante Matheus Firmino, o volante Anderson Recife e o zagueiro Rafael Goiano. Eles foram trocados por Wesley, Breno Zanette, DG e Vandinho.

O São José

A delegação joseense embarcou para Rio Claro após o treino da tarde de quinta-feira. O único desfalque confirmado é o do meia João Gabriel, suspenso por expulsão. Sem ele, o técnico Ricardo Costa pode colocar o meia Carlos Alberto, ou aproveitar a vaga para alguma alteração na formação tática da equipe. Poupados contra o São Bento, o lateral-esquerdo Rafael Verrone, o volante Marzagão e o atacante Nicholas estão disponíveis.

Em Sorocaba, o São José atuou com: Ariel; Léo Pereira (Luís Roberto), Lázaro, Léo Gobo e Heitor Roca (Luã Lúcio); Gustavo Nicola, Wagner Balotelli (Dener) e João Gabriel; Luan Santos (Carlos Alberto), Maikon Aquino (Jackson) e Matheus Serafim.

O Velo Clube

Já classificado, o técnico Guilherme Alves também poupou alguns jogadores na última partida da primeira fase, como o goleiro Gabriel Félix, o zagueiro Miguel e o ala-direito Mizael. O meia Felipinho, aos 22 minutos do segundo tempo, saiu contundido e substituído por Danilo.

O time atuou com: Dã Moroni; Júlio Vaz, Alexandre Carvalho e Mancha; Samoel Pizzi (Wesley), Matheus Norton, Rodrigo Gaia (Martineli), Felipinho (Danilo) e Léo Campos; Guilherme Garré (Tom) e Lucas Duni (Mayco).

Arbitragem

Como a reta decisiva do campeonato passa a contar com VAR, a equipe de arbitragem passou a ter 13 integrantes escalados: Gabriel Henrique Meira Bispo (árbitro), Anderson José de Moraes Coelho (assistente 1), Amanda Pinto Matias (assistente 2), Ricardo Bittencourt da Silva (4º árbitro), Raphael Martinasso Lima (5º árbitro), José Cláudio Rocha Filho (VAR), Leonardo Augusto Villa (AVAR1), Carlos Augusto Nogueira Júnior (observador de VAR), Bernardo Campos Martins (quality manager), Márcio Luiz Augusto (analista de vídeo), Breno Raimundo (operador de replay), Eric Fonseca Lima (técnico garantia estádio) e Lucas Wilson Rodrigo de Menezes (assistente de área de revisão).

Os cartões amarelos foram zerados, mas o jogador que recebeu o terceiro na última rodada da primeira fase terá que cumprir suspensão automática. São José e Velo Clube estavam com jogadores pendurados que foram poupados ou evitaram o terceiro cartão.

flor

Nas imagens, Nicholas armando uma jogada em treino do São José no Martins Pereira (foto de Italo Gabriel (São José EC) e Lucas Duni, entre Jeferson Lima e Lázaro, preparando o chute do gol que abriu o placar na recente partida entre São José e Velo Clube, em Rio Claro (foto de @carol…custanari).

Comentário

comentário