Rugby brasileiro feminino decide posição no Mundial

A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens, novamente com Milena Mariano que é jogadora do São José, está em Singapura para três dias de disputa que valerão a permanência na elite mundial.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

O SVNS 2023-24, o Circuito Mundial de Rugby Sevens, vive nesta semana a última etapa de sua temporada regular, com o torneio de Singapura, o 7º da temporada, definindo quem são os 8 times que jogarão as finais da temporada e quem são os 4 times que jogarão a repescagem de rebaixamento contra os 4 melhores da segunda divisão.

No momento, o Brasil ocupa o 9º lugar geral do Circuito e busca pular para o Top 8 da modalidade antes dos Jogos Olímpicos. As Yaras estão somente 2 pontos abaixo da 8ª colocada Grã-Bretanha, a rival direta pela classificação às finais.

Em Singapura, as brasileiras caíram no mesmo grupo que as britânicas na primeira fase e ainda enfrentarão Austrália (que está empatada na liderança do Circuito com a Nova Zelândia) e Fiji (5º colocado geral).

Em Singapura

Para o torneio, o treinador Will Broderick contará com 13 jogadoras convocadas. “Estamos brigando muito pelo 8º lugar e estamos preparadas para decidirmos com a Grã-Bretanha, que está em nosso grupo”, comentou Marina “Tchoba” Fioravanti, uma das atletas mais experientes das Yaras.

As 12 seleções foram divididas em 3 grupos com 4 times cada, sendo que as 2 melhores de cada grupo e as 2 melhores terceiras colocadas avançarão às quartas de final da etapa de Singapura. Para a classificação geral, o título da etapa rende 20 pontos, o vice vale 18, o terceiro 16, o quarto 14, o quinto 12, o sexto 10, o sétimo 8, o oitavo 6, o nono 4, o décimo 3, o décimo primeiro 2 e o último lugar 1 ponto.

Com isso, se o Brasil terminar o torneio acima da Grã-Bretanha a tendência matemática é ultrapassar a seleção rival, sendo que um empate em pontos na classificação levaria ao primeiro critério de desempate, o saldo de pontos marcados em cada partida ao longo da temporada.

Resiliência

“Eu acho que eu provavelmente estava esperando isso – era para ser e acho que para nós é bom. Estamos tentando construir muita resiliência nas meninas e garantir que estamos prontas para grandes jogos quando sabemos que precisamos nos de resultados. Definitivamente, não podemos deixar a pressão subir em nossas cabeças. Buscamos apenas focar em um jogo de cada vez e também em uma jogada de cada vez”, comentou Will Broderick, inglês treinador da Seleção Brasileira.

“As meninas estão prontas e temos trabalhado nisso. Fizemos muita preparação mental em torno desses grandes momentos e apenas garantindo que não temos medo de cometer erros. As atletas estão vivendo um momento que por si só é bastante único, que estamos construindo há muito tempo. Estarmos próximos do Top 8 do mundo não aconteceu da noite para o dia. Tivemos temporadas difíceis, passamos por bastante coisa como grupo também. Este grupo sempre teve um enorme potencial e eu acho que o que elas estão fazendo em campo é muito importante para o futuro do rugby brasileiro porque estão colocando seu nome lá fora e mostrando que o Brasil é capaz de competir no mais alto nível no Rugby”, concluiu.

As Yaras mantiveram a base do elenco que disputou as últimas etapas, com duas ausências principais: Rafaela Zanellato (lesão) e Raquel Kochhann (dengue).

Convocadas

Luiza Campos (Charrua)

Thalia Costa (Delta)

Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)

Milena Mariano (São José)

Thalita Costa (Delta)

Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)

Marina Fioravanti (Poli)

Aline Furtado (USP)

Gabriela Lima (El-Shaddai)

Yasmim Soares (Melina)

Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis)

Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis)

Marcelle Souza (El-Shaddai)

A disputa

Grupos

Etapa de Singapura

Grupo A: Canadá, Espanha, Irlanda e Nova Zelândia

Grupo B: África do Sul, EUA, França e Japão

Grupo C: Austrália, Brasil, Fiji e Grã-Bretanha

Jogos do Brasil

A Star+ transmitirá todos os jogos e a ESPN2 mostrará as finais no domingo a partir das 5h30 da manhã

Sexta 3/5

01h50 – Austrália x Brasil

06h43 – Fiji x Brasil

Sábado, 4/5

01h26 – Grã-Bretanha x Brasil

04h41 a 5h27 Semifinais 9º lugar

05h27 a 07h04 – Quartas de final

Domingo, 5/5

00h30 – 11º lugar – Star+

01h14 – 9º lugar – Star+

02h02 – Semifinal – Star+

02h24 – Semifinal – Star+

03h44 – 7º lugar – Star+

04h33 – 5º lugar – Star+

05h38 – 3º lugar – Star+ e ESPN2

06h41 – Final – Star+ ESPN2

Classificação

O Circuito 2023-24 após 6 etapas:

1º – Nova Zelândia, 106 pontos

2º – Austrália, 106

3º – França, 88

4º – EUA, 82

5º – Fiji, 54

6º – Irlanda, 54

7º – Canadá, 52

8º – Grã-Bretanha, 33

9º – Brasil, 31

10º – Japão, 24

11º – África do Sul, 19

12º – Espanha, 15

Na foto (de World Rugby), lance de partida entre Brasil e Grã-Bretanha em etapa anterior do circuito.

Comentário

comentário