Manthiqueira de Guará estreia em novo campeonato

A Associação Desportiva Manthiqueira de Guaratinguetá, projeto do presidente Dado Oliveira e no futebol profissional desde 2011, entra neste sábado em mais um campeonato. Às 15h, recebe o Esporte Clube União Suzano pela rodada de abertura do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, que era a quarta e agora passou a ser a quinta.

Em 2023, a Segunda Divisão, também chamada de Bezinha, começou com 36 times. Depois, os 16 que avançaram à terceira fase passaram a formar a nova Série A-4 que surgiu nesta temporada e está nas últimas rodadas. O Manthiqueira, eliminado na segunda fase, ficou como um dos 20 times que voltariam somente em 2024 e teoricamente rebaixados do quarto escalação para o novo quinto.

Neste ano, a Bezinha será disputada por 17 times inicialmente divididos em três grupos regionalizados. No Grupo 3, de seis equipes: Manthiqueira, União de Mogi das Cruzes, Atlético de Mogi das Cruzes, Grêmio Mauaense, Mauá e ECUS de Suzano.

O Grupo 1 também terá seis times: Internacional de Bebedouro, Araçatuba, Fernandópolis, Olímpia, Tanabi e Tupã. O Grupo 2 será o de cinco: Paulista de Jundiaí, Flamengo de Guarulhos, Colorado de Caieiras, Barcelona Capela de São Paulo e São Carlos Futebol Clube.

A disputa

A primeira fase tem os times se enfrentando dentro do próprio grupo em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo serão os 12 que na segunda fase formarão três grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo e mais os dois melhores terceiros colocados serão os oito do mata-mata das quartas de final. Fechando, semifinais e finais com o campeão e vice subindo à Série A-4 de 2025.

A rodada de abertura destaca neste sábado a estreia do Manthiqueira recebendo o ECUS de Suzano, às 15h, no estádio Dario Rodrigues Leite e com ingresso a R$ 20 e R$ 10 a meia. No mesmo horário, as outras partidas do Grupo 3: Mauaense x União Mogi e Atlético Mogi x Mauá. Também jogam: Tupã x Araçatuba (15h), Inter Bebedouro x Olímpia (16h) e São Carlos x Paulista (16h). No domingo: Fernandópolis x Tanabi (10h) e Barcelona x Caieiras (10). O Flamengo de Guarulhos folga na tabela.

Lembranças

O Manthiqueira já foi campeão em 2017, subindo junto com o Esporte Clube São Bernardo. No entanto, acabou rebaixado entre os os seis últimos colocados da Série A-3 de 2018. Em 2020, com os estádios fechados ao público por causa da pandemia da Covid, alcançou as semifinais perdendo o acesso para o São José.

Para esta temporada, a novidade no comando será o técnico do banco de reservas Leonardo Campos Domarco que estava nas categorias de base do Taubaté. O novo treinador participará de uma equipe que tem a presença de Dado Oliveira entre os integrantes.

“O Manthiqueira tem a sua filosofia e vai continuar assim. Sabemos que será muito difícil repetir as campanhas de 2017 e 2020, mas faremos o nosso melhor”, disse Dado Oliveira, lamentando apenas que nem todos os jogadores inscritos ficaram com a documentação pronta para a primeira rodada. Entre eles, três dos poucos que podem ser considerados remanescentes do ano passado: o goleiro Daniel, o volante Baiaco e o meio-campista Fabrício.

Nas fotos (de AD Manthiqueira/Divulgação), uma comemoração de gol no campeonato de 2023 e Dado Oliveira no centro de treinamentos do clube.

Comentário

comentário