Joseense desencanta e Manthiqueira recebe diretrizes

No futebol profissional da região, o Atlético Joseense comemorou a primeira vitória no Paulista da Série A-4 e o Manthiqueira de Guaratinguetá conheceu detalhes do campeonato da Segunda Divisão que agora será o da quinta e mais enxuta.

A Série A-4, que surgiu como a nova divisão do Campeonato Paulista, tem a mesma fórmula de disputa das séries A-2 e A-3. Na atual primeira fase, os 16 times estão se enfrentando em turno único que classificará os oito melhores ao mata-mata das quartas de final. Os dois piores serão rebaixados à Segunda Divisão de 2025.

Mandando seus jogos em Guaratinguetá, onde o aluguel do estádio Dario Rodrigues Leite está saindo mais em conta, o Joseense recebeu na tarde de domingo o Ska Brasil de Santana de Parnaíba e venceu, por 2 a 0.

Depois de dois empates e quatro derrotas, o Joseense foi a cinco pontos e saiu da zona de rebaixamento, dividindo a 13ª colocação com o Jabaquara de Santos. O Independente de Limeira e o Ska Brasil estão nas duas últimas posições, respectivamente com quatro pontos e três.

O jogo

Na vitória de domingo, o Joseense abriu o placar em boa jogada, aos 43 minutos do primeiro tempo. O ponta direita Gabriel Bahia foi ao fundo, cruzou rasteiro para trás e o centroavante Dioran finalizou. Logo no início do segundo, outra vantagem veio com a expulsão deu jogador do adversário, aos 3 minutos.

Sem saber aproveitar o favorecimento numérico, o Joseense escapou de levar o gol de empate em um pênalti, aos 17 minutos. A cobrança explodiu no travessão e depois, no rebote, o goleiro Marcos Vinícius fez grande defesa a escanteio.

Explorando contra-ataques, o Joseense fez 2 a 0, aos 27. O ponta-esquerda Fernandinho recebeu lançamento aprofundado pela meia, invadiu a área e chutou rasteiro na saída do goleiro.

Dirigido pelo técnico André Leone, o Joseense venceu com: Marcos Vinícius; Lucas, Victor, Caio Mineiro e João Pedro (Guilherme); Thiago (Felipe), Pablo e Facundo (Émerson); Gabriel Bahia, Dioran (Júlio César) e Fernandinho (Rodriguinho).

Nesta quarta-feira, pela oitava rodada, o Joseense visitará o Vocem, em Assis, às 15h. O adversário é o sétimo colocado com 10 pontos. Depois, no sábado, também jogará fora de casa, contra o Jabaquara, em Santos, às 15h.

Manthiqueira

Sobre a competição do Manthiqueira, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol.

Os detalhes da disputa do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão de 2024 foram definidos em reunião do Conselho Técnico na manhã desta segunda-feira (26), no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol. Representantes dos 17 clubes participantes do torneio estiveram na reunião. A competição tem início previsto para 21 de abril e a data da final em 29 de setembro.

As 17 equipes serão divididas em três grupos regionalizados: Dois grupos com seis equipes e um com cinco, que jogarão entre si em turno e returno, classificando as quatro mais bem colocadas à fase seguinte.

Os 12 clubes classificados serão divididos em quatro grupos por índice técnico, classificando os dois melhores de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados.

A terceira fase terá as oito equipes divididas em dois grupos de acordo com as melhores campanhas. As duas melhores equipes de cada grupo avançam à semifinal em confrontos diretos. Nesta fase e na decisão do título, o empate no placar agregado dará a vitória a equipe de melhor campanha na somatória das fases.

Os grupos

Grupo 3 – Manthiqueira de Guaratinguetá, União de Mogi das Cruzes, Atlético de Mogi das Cruzes, Esporte Clube União Suzano (ECUS), Grêmio Mauaense e Mauá Futebol.

Grupo 1 – Araçatuba, Internacional de Bebedouro,
Fernandópolis, Olímpia, Tanabi e Tupã.

Grupo 2 – Flamengo de Guarulhos, Paulista de Jundiaí, Barcelona de São Paulo, Colorado de Caieiras e
São Carlos.

Nas imagens, a reunião da Segunda Divisão (foto de Rodrigo Corsi/Agência Paulistão) e o primeiro gol da vitória do Atlético Joseense (Reprodução/TV FPF).

Comentário

comentário