Jacareí Rugby comemora vitória em rodada dupla

Na rodada dupla de sábado passado no estádio Du Cambuzano, o Jacareí Rugby foi a campo na preliminar e fez valer o seu favoritismo na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Depois, na partida de fundo, o Cobras Brasil acabou perdendo para o representante do Paraguai no principal torneio continental de times profissionais.

Sobre a participação jacareiense, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

No sábado (4), o Jacareí Rugby fez sua estreia com vitória no Campeonato Brasileiro. O duelo foi contra o Curitiba e terminou em 43 a 20 para os jacarés pelo Grupo B da competição nacional. A partida aconteceu no Poliesportivo Dú Cambusano, em Jacareí, como prévia da disputa entre Cobras e Yacarés/Paraguai, pelo Super Rugby Américas.

Os paranaenses começaram melhor a partida e logo marcaram os primeiros pontos com penal convertido no campo defensivo do Jacareí Rugby. Após isso, os jacarés cresceram na partida e conseguiram virar o jogo e ampliar vantagem com tries de Alyffer Ferreira, Lyan Aquino e João Vitor Furst. Antes do fim do primeiro tempo, os jacarés ainda tiveram tempo para mais um try, de Maiki Lemes, e que garantiu o ponto bônus ofensivo ao clube para fechar a etapa em 28 a 6.

No segundo tempo, Curitiba conseguiu marcar dois tries, mas que não foram o suficiente, pois além de dominar as ações de jogo, o Jacareí Rugby completou a conta com tries de Nicolas Azevedo, Felipe Silva e André Brandão, encerrando o marcador em 43 a 20.

Com a vitória, os jacarés permanecem invictos em 2024 com cinco vitórias em cinco jogos realizados até o momento, sendo quatro pela Copa Caipira e um pelo Campeonato Brasileiro. O próximo jogo da equipe será contra a Poli, em São Paulo, pela segunda rodada do Grupo B. Os paulistanos também venceram na estreia com um placar de 61 a 7 sobre o Piracicaba Rugby.

Antes da partida do Jacareí Rugby, os jacarezinhos do SESI Jacareí Rugby entre 6 e 14 anos participaram de atividades do Projeto Vem Pro Rugby com a equipe Alvorada Rugby, de São José da Lapa/MG.

Cobras

Sobre o jogo do Cobras Brasil, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Estádio Du Cambusano, em Jacareí, recebeu o clássico de grande rivalidade do rugby sul-americano entre o Cobras Brasil Rugby e o time paraguaio do Yacare XV, em compromisso válido pela 11ª rodada do Super Rugby Américas, a liga profissional do continente. O duelo terminou com vitória do time visitante por 27 a 10.

Apesar de muito calor, o público amante do rugby em Jacareí compareceu em peso em dia de rodada dupla na cidade, que ainda contou com jogo do Jacareí Rugby pelo Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, contra o Curitiba.

Em campo, o jogo começou equilibrado e quem primeiro mexeu no marcador foi o Yacare XV, com penal chutado pelo argentino Lamas. O primeiro try do jogo premiou a pressão do time visitante que encontrou o try na base do jogo de contato físico, com o também argentino Pérez rompendo a defesa brasileira.

Com 10 a 0 no placar, os Cobras optaram por chutar aos paus o primeiro penal no campo ofensivo, com Zé perfeito no arremate para deixar a diferença em um try. No entanto, Lamas respondeu na mesma moeda e o jogo foi ao intervalo em 13 a 3 a favor do Yacare XV.

No embalo

O segundo tempo começou positivo para os visitantes, com Lamas criando espaço para correr para o segundo try. E o terceiro try saiu em corrida do experiente Moyano, fullback argentino com passagem pelo rugby europeu e pelos Pumas (a seleção argentina). No entanto, dois cartões amarelos contra os paraguaios, para Palillo e Lopez, abriram a possibilidade de uma reação brasileira.

Com espaço para jogar, os Cobras pressionaram e o capitão Gelado rompeu para o try do time da casa. A partida ganhou em tensão, mais dois amarelos do lado brasileiro e um do lado paraguaio se somaram, mas o placar ficou inalterado em 27 a 10.

“Foi uma partida complicada pelo calor e eles tiveram o mérito de aproveitarem as oportunidades que tiveram”, comentou Agustín Correa Llano, fullback dos Cobras. “Tivemos uma sequência de jogos fora de casa e isso peso. Foi importante voltar a jogar diante de nossa torcida. Jogamos com intensidade, mas cometemos erros e agora temos que seguir no processo de evolução”, falou Josh Reeves, treinador dos Cobras.

No próximo sábado, dia 11, os Cobras fazem o último jogo em casa ao encararem o American Raptors, dos Estados Unidos.

Nas imagens, André Brandão mergulhando para mais um try na vitória jacareiense (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e o Cobras Brasil tentando ganhar espaço sobre a marcação paraguaia (foto de Bruno Ruas/@ruasmidia).

Comentário

comentário