Jacareí e São José estrearam no Brasileirão do rugby

O Brasileirão do rugby masculino começou no sábado e novamente com o São José e o Jacareí entre os grandes da competição. Os jacareienses estrearam com vitória em casa e os joseenses ficaram no empate contra um tradicional adversário. Durante o dia de hoje, segunda-feira, todos os jogos estão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

O sábado, dia 4 de maio, foi de oito jogos pelos Campeonatos Brasileiros de Rugby XV, com quatro partidas pelo Super 12 (masculino adulto), dois pelo BR XV feminino adulto e dois pelo BR XV masculino M19 (sub 19).

No Super 12 (adulto masculino), a rodada de abertura da competição viu as vitórias de Jacareí, Pasteur e Poli, além de um empate entre São José e SPAC. O primeiro jogo da jornada foi no Estádio Du Cambusano, onde o Jacareí recebeu o Curitiba em jogo de rodada dupla com o Cobras Brasil Rugby, o time brasileiro que disputa o Super Rugby Américas, a liga profissional do continente. Os Jacarés, que venceram por 43 a 20, falaram mais alto num jogo recheado de tries, com 7 tries a 2 diante de sua torcida. O ponto bônus foi obtido ainda no primeiro tempo, mas não assegurou ao Jacareí a liderança isolada do Grupo B.

Isso porque também pelo Grupo B a Poli triunfou fora de casa por 61 a 7 contra o Piracicaba, clube que fez sua estreia na competição após ser promovido da segunda divisão. Foram 9 tries a 1 a favor dos atuais vice campeões brasileiros.

Pelo Grupo C, o Pasteur, campeão do Super 12 em 2023, viajou para a Baixada Fluminense e derrotou o Niterói por 27 a 0, em jogo de 5 tries para os paulistas. Enquanto isso, em São José dos Campos, o jogo mais parelho da jornada se desenrolou com São José e SPAC empatando em 18 a 18. O time paulistano chegou a liderar o placar no intervalo, mas o clube do Vale deixou tudo igual no segundo tempo.

Seleções

Vale e Capital também se enfrentaram no BR XV, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais, tanto no feminino adulto como no masculino M19, com o Vale do Paraíba fazendo seus primeiros jogos na edição 2024 após folgar na rodada de abertura.

Nas duas categorias, as seleções da Capital venceram fora de casa. No feminino, a vitória foi a mais contundente: 43 a 3 (7 tries sem resposta). No masculino M19, o 33 a 5 foi muito expressivo, uma vez que as duas seleções fizeram todas as finais até hoje do BR XV, com a Capital vencendo em 2022 e o Vale em 2023.

Desenvolvimento

 

Por fim, o sábado foi de largada do BR XV Desenvolvimento, a segunda divisão. O combinado de Bahia e Minas Gerais derrotou São Paulo Interior por 61 a 0 no feminino adulto, mas a vitória no masculino M19 foi paulista em partida decidida no detalhe, 21 a 14.

Na foto (de Bruno Ruas/@ruasmidia) o Jacareí tentando um ataque contra a marcação do Curitiba, com Lyan Aquino fazendo um passe e Yago Miyakawa se aproximando.

Comentário

comentário