Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 18

Na última rodada da primeira fase, o time foi a campo já classificado como líder e recebendo um concorrente que precisava vencer. É o assunto da Parte 19 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Paulista de 87.

No campeonato da Divisão Intermediária (atual Série A-2), o Grupo A tinha oito times disputando quatro vagas na segunda fase e com o quinto colocado tendo ainda uma outra chance em repescagem. Os três últimos sairiam eliminados.

O São José confirmou uma das vagas na antepenúltima rodada e garantiu a primeira colocação na penúltima. O União de Mogi das Cruzes, o Taubaté, o Bragantino e o Cruzeiro disputavam as três vagas restantes, sobrando uma para a quinta posição da repescagem. O Aparecida, o Ginásio Pinhalense e o Guaçuano já estavam eliminados.

Em casa, o São José receberia o Bragantino que vinha de bons resultados, mas ainda precisando vencer para garantir a vaga sem depender de tropeços de concorrentes. No primeiro turno, quando os dois times se enfrentaram em Bragança Paulista, o jogo foi equilibrado e terminou empatado, por 1 a 1.

Na escalação joseense, o contundido volante Zé Carlos desfalcou a equipe pela terceira vez consecutiva e o meia Serginho foi novamente o substituto. O ponteiro-esquerdo Ademir Padilha, após suspensão automática por terceiro cartão amarelo, reassumiu a posição deixada para Daniel.

A partida

O jogo foi realizado no dia 9 de agosto, um domingo e com 2.738 torcedores pagantes no Martins Pereira. Teve um primeiro tempo equilibrado, com o time visitante querendo a vitoria, mas atuando com os devidos cuidados.

Na volta do intervalo, com o Bragantino mais exposto para tentar criar ofensivamente, o São José encontrou os espaços que esperava e abriu o placar, aos 17 minutos, em boa trama finalizada pelo meia Gilberto.

Ao tentar explorar a opção dos contragolpes, o time joseense atraiu o instigado adversário e um empate veio, aos 25 minutos, com atacante Jairo. Assim, o jogo ficou aberto, com chances para os dois lados, mas sem mudar o placar de 1 a 1.

Times e rodada

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho: Moreira; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura (Joãozinho); Tonho, Serginho e Gilberto; Luís Sílvio (Manó), Ricardo e Ademir Padilha.

O Bragantino, do técnico Orlando Bianchini: Nílton; Éder, Santiago, Gilberto e Capucho; Luís Fernando, Souza e Fabinho (Edvaldo); Neno, Marineu e Osnir (Jairo).

O árbitro foi Ulisses Tavares da Silva Filho, com os assistentes Luiz Fernando Astolphi Mendes e Fernando Luiz do Amaral.

Nos outros três jogos da rodada, os três times que disputavam vaga venceram e deixaram o Bragantino com a repescagem da quinta posição. O Taubaté recebeu o Aparecida e fez 1 a 0. O Cruzeiro foi visitar o Ginásio Pinhalense e marcou 3 a 0. O União de Mogi das Cruzes recebeu o Guaçuano e goleou por 4 a 0.

A classificação final do Grupo A: 1º – São José (21 pontos); 2º – Taubaté (18); 3º – União Mogi (17); 4º – Cruzeiro (16 pontos, 5 vitórias e 7 gols de saldo); 5º – Bragantino (16 pontos, 5 vitórias e 4 gols de saldo); 6º – Aparecida (12); 7º – Pinhalense (10) e 8º – Guaçuano (2).

A nova fase do campeonato será o assunto da Parte 19 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Marcelo, Sérgio Moura, Nata, Moreira e o massagista Osmar dos Santos.

Comentário

comentário