Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 11

Na última rodada do primeiro turno, o líder foi visitar um adversário que ainda buscava a primeira vitória e voltou somando mais um ponto e mantendo a invencibilidade. É o assunto da Parte 11 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista da Divisão Intermediária de 1987.

O Grupo A contava com oito times se enfrentando em turno e returno. Os quatro melhores avançariam à segunda fase e o quinto colocado ainda teria chances em uma repescagem. Quando a última rodada do primeiro turno chegou, o São José estava isolado na liderança, com 11 pontos conquistados. Em seis partidas, acumulava cinco vitórias e um empate.

No dia 21 de junho, um domingo, o São José foi visitar o Bragantino que ainda buscava a primeira vitória no campeonato. Com os quatro pontos de quatro empates e duas derrotas, ocupava a sétima e penúltima colocação, superando apenas o Guaçuano, de dois pontos.

O time joseense continuou sem o contundido ponteiro-direito Luís Sílvio, mas com Manó correspondendo na posição. Na lateral direita, Alves foi mantido no lugar de Marcelo, virando o novo titular da posição.

O jogo

Em Bragança Paulista, o público pagante no estádio Marcelo Stéfani não foi divulgado. Aparentemente, pouco mais de mil torcedores estiveram presentes, que cobrando resultado dos jogadores locais, fizeram o Bragantino procurar o ataque, mesmo deixando a defesa exposta.

Tranquilo pela boa campanha e explorando os espaços que encontrava, o São José conseguiu abrir o placar, aos 39 minutos, com Manó finalizando uma trama ofensiva. Todavia, o time joseense nem conseguiu tirar proveito da situação, porque o Bragantino empatou três minutos depois, com o meio-campista Luiz Fernando.

Reanimado, o Bragantino cresceu e o jogo ficou bem acirrado no segundo tempo. Com Serginho e Tata entrando nas duas substituições permitidas, o São José passou a valorizar o ponto somado fora de casa e foi resistente ao receber pressão nos minutos finais.

Times e rodada

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e e Joãozinho; Zé Carlos, Tonho e Gilberto (Tata); Manó (Serginho), Ricardo e Ademir Padilha.

O Bragantino, do técnico Orlando Bianchini: Nilton; Éder, Careca, Gilberto e Capucho; Luiz Fernando, Souza (Fabinho) e Galo; Neno, Nascimento e Osnir (Jairo).

O árbitro foi Nilo Alexandre Mendes, com os assistentes Gilberto Manzano Mendes e Claudionor Stronghetti.

Nos outros três jogos da rodada: Aparecida 1 x 1 Taubaté, Cruzeiro 1 x 1 Ginásio Pinhalense e Guaçuano 0 x 1 União de Mogi das Cruzes.

A classificação do Grupo A ficou assim: 1º – São José (12 pontos); 2º – Cruzeiro (9); 3º – União de Mogi e Taubaté (8 pontos e 4 a 2 no número de vitórias); 5º – Aparecida (6); 6º – Pinhalense e Aparecida (6 pontos e 5 a 3 no número de gols marcados) e 7º – Bragantino (5) e 8º – Guaçuano (2).

A próxima partida, na rodada de abertura do returno, também seria fora de casa. Virá na Parte 12 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Zé Carlos, André Luís e Alves.

Comentário

comentário