Copa Paulista deve surgir sem representante da região

A Copa Paulista, que no ano passado valeu para o São José o caminho de volta ao cenário nacional, provavelmente terá a edição 2024 sem representante da região. O conselho arbitral da competição será nesta sexta-feira e algumas equipes, como o Taubaté, já avisaram que não irão participar.

Inicialmente criada para movimentar os times das séries A-1, A-2 e A-3 no segundo semestre, a Copa Paulista ficou valorizada por premiar os finalistas com qualificação a uma competição nacional no ano seguinte. O campeão escolhe entre Campeonato Brasileiro da Série D e Copa do Brasil deixando a outra vaga para o vice.

No ano passado, ao assumir o São José como SAF (Sociedade Anônima de Futebol), o Grupo Oscar avisou que o time participaria da Copa Paulista depois de disputar o campeonato da Série A-3. Acabou dando tudo certo, porque o time subiu para a Série A-2 e ganhou a desejada vaga no Brasileiro da Série D que começará no próximo dia 27.

Ainda no final do ano passado, o São José passou a cogitar a possibilidade de voltar a jogar a Copa Paulista quase no mesmo período do Brasileiro da Série D. O Santo André, que no Paulistão deste ano acabou rebaixado à Série A-2, dividiu suas atenções em 2023 e não obteve êxito em nenhuma das duas competições.

Antes mesmo de fechar participação na recente Série A-2, o São José já dava a entender que no segundo semestre concentraria forças no Brasileiro da Série D. No futuro, quando tiver o centro de treinamentos pronto e jogadores formados em casa que possibilitem uma boa base para um segundo time, projetos de competições simultâneas poderão ficar mais atraentes.

flor

Taubaté e Atlético Joseense

O Taubaté, que no passado não disputou a Copa Paulista e na Série A-2 deste ano nem conseguiu avançar entre os oito de passaram ao mata-mata da reta decisiva, ficou na expectativa de alguma parceria que pudesse motivar inscrição. Nesta quinta-feira, em uma nota, confirmou a ausência.

“O Esporte Clube Taubaté anuncia, oficialmente, que não ira disputar a Copa Paulista 2024. O clube tentou mas não encontrou parceiros financeiros fiéis ou confiáveis para a disputa.

Como o histórico recente de parcerias em Copa Paulista sempre foi prejudicial ao Clube, decidimos que só aceitaríamos parcerias se fossem sólidas, concretas e formais.

Como, infelizmente, não encontramos essa parceria, preferimos não jogar.”

O Atlético Joseense, que conseguiu permanência na nova Série A-4, ficou se sondar as possibilidades de parceria para a Copa Paulista. O presidente Manoel Monteiro nada divulgou nesta quinta-feira, talvez explorando o prazo final até o conselho arbitral desta sexta-feira. O XV de Jaú e Vocem de Assis, também da A-4, vão aproveitar o direito de inscrição.

Na foto (de São José EC/Divulgação), o volante joseense Jéferson Lima na visita ao Santo André pela Copa Paulista do ano passado.

Comentário

comentário