Atlético Joseense recebe informações da nova divisão

O Atlético Joseense já recebeu as diretrizes para a sua competição da próxima temporada. A nova quarta divisão do Paulista será realizada junto com as séries A-1, A-2 e A-3 e antes da Segunda Divisão que agora será a quinta.

Neste ano de 2023, o Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão começou com 36 times divididos em seis grupos regionalizados e assim formados:

Grupo 5 – Manthiqueira de Guaratinguetá, Atlético Joseense, Flamengo de Guarulhos, AD Guarulhos, União de Mogi das Cruzes e Atlético Mogi das Cruzes.

Grupo 1 – Santacruzense de Santa Cruz do Rio Pardo, Penapolense, Fernandópolis, Tanabi, Tupã e VOCEM de Assis.

Grupo 2 – América de São José do Rio Preto, Francana, Internacional de Bebedouro, Batatais, Catanduva e Taquaritinga.

Grupo 3 – XV de Novembro de Jaú, Grêmio São-Carlense, Independente de Limeira, Mogi Mirim, São Carlos e União São João de Araras.

Grupo 4 – Amparo, Colorado de Caieiras, SKA Brasil de Santana de Parnaíba, Paulista de Jundiaí, Rio Branco de Americana e União Agrícola Barbarense.

Grupo 6 – Barcelona Capela de São Paulo, ECUS de Suzano, Grêmio Mauaense, Jabaquara de Santos, Mauá e Nacional de São Paulo.

O Olímpia, que junto com o Nacional foi rebaixado na Série A-3 de 2022, pediu licença e no ano que vem, se voltar, será na nova quinta divisão. O mesmo ocorrerá com equipes que vinham fazendo boas campanhas e não se inscreveram para atual temporada, como Itararé e Osvaldo Cruz.

Afunilamento

A primeira fase da Segunda Divisão deste ano eliminou alguns times e a segunda, outros mais, como o Manthiqueira de Guaratinguetá. Avançaram à terceira fase os 16 times que pasaram a formar o quadro da nova quarta divisão e formando os seguintes grupos:

Grupo 13 – XV de Jaú, União São João, Nacional e Atlético Joseense.

Grupo 14 – Penapolense, Jabaquara, Catanduva e Rio Branco.

Grupo 15 – Vocem, São-Carlense, União Barbarense e América de Rio Preto.

Grupo 16 – Taquaritinga, Ska Brasil, Independente de Limeira e Francana.

Depois, no afunilamento do mata-mata, o campeão União São João e o vice Catanduva conquistaram as duas vagas de acesso à Série A-3, da qual chegam os dois rebaixados deste ano, Barretos e Audax Osasco.

flor

Em 2024

Na sexta-feira passada, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, convidou os dirigentes dos 16 clubes para uma reunião informal. Assim, quando o conselho técnico for realizado ainda neste mês de outubro, apenas alguns detalhes estarão pendentes.

A nova quarta divisão ainda não tem nome anunciado, mas poderá vir como Divisão Especial. Teria a mesma fórmula de disputa da Série A-3, com os times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas e com os oito melhores avançando à segunda fase, formando dois quadrangulares antes do mata-mata das semifinais. Os dois últimos colocados seriam rebaixados à Segunda (5ª) Divisão de 2025.

Diferente da Segunda Divisão, o campeonato da Especial não seria sub-23, mas teria um número limitado de jogadores com idade superior. Também terias rodadas de meio de semana e o direito de vaga na Copa Paulista do segundo semestre, atualmente só para equipes da séries A-1, A-2 e A3.

Na foto (Clube Atlético Joseense/Divulgação), o Joseense e o Amparo entrando em campo para um jogo do campeonato deste ano no estádio Martins Pereira.

Comentário

comentário