Basquete feminino joseense se despede na Liga
A participação do São José nas quartas de final da Liga de Basquete Feminino terminou na noite deste domingo. O Araraquara fez valer o seu favoritismo de atual tricampeão e voltou a vencer no segundo jogo do playoff de até três partidas. O destaque individual ficou para a pivô joseense Ju Souza que marcou 33 pontos.
Confira no material enviado por Léo Lenzi, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa da equipe.
Neste domingo (21), o PONTZ São José Basketball foi superado fora de casa pelo Sesi Araraquara por 68 a 59, em partida disputada até o último minuto, e se despediu da LBF Loterias Caixa 2026 na fase de quartas de final.
Apesar do revés, a pivô joseense Juliana Souza teve atuação dominante e foi o principal nome do jogo, com 33 pontos e 19 rebotes. Pelo lado araraquarense, Mikaelly e Aline Moura, com 17 e 16 pontos, respectivamente, foram os destaques das atuais tricampeãs do Brasil.
O jogo
Desfalcada pela ala Marília Awe, a equipe do Pontz São José Basketball foi à quadra escalada pelo técnico Leandro Leal com: Maila, Maite Pereira, Ray Sant’Anna, Bárbara Souza e Ju Souza.
O time joseense começou a partida com alta intensidade e buscando acelerar as ações, mas faltou precisão nos arremessos e as donas da casa souberam trabalhar suas jogadas com paciência para abrirem vantagem na metade do período (11×4). Leandro Leal pediu tempo para tentar reorganizar as ações, mas o Sesi terminou a parcial na liderança: 14 a 6.
As Águias voltaram explorando as pivôs para descontar (19×13), mas o Sesi respondeu com ataques rápidos para ampliar a vantagem (27×13). O jogo seguiu com Ju Souza, com 13 pontos, e Mikaelly, com 14, sendo as principais responsáveis pelas ações ofensivas de suas equipes, e, com troca de cestas entre essas atletas, as donas da casa foram para o intervalo com margem confortável: 37 a 22 (Araraquara 23 a 16 no quarto).
Sem virada
O Sesi voltou melhor dos vestiários e a diferença chegou a 20 pontos com bons lances de Aline Moura e Maisa Marçal (48×28). No entanto, o PONTZ São José Basketball reagiu na reta final do período e, com cesta de Ju Souza, Ray Sant’Anna e Maite, o quarto terminou em 51 a 41 para as mandantes (São José 19 a 14 no quarto).
Maite abriu o período derradeiro com bola tripla e a diferença caiu para sete pontos (51×44). O Sesi respondeu com Lau, Marçal e Mika, fazendo Leandro Leal pedir tempo (57×44). Ju Souza respondeu, mas Aline Moura e Débora acharam cestas que ampliaram a vantagem para 17 pontos (63×46).
Quando o jogo parecia decidido, Juliana e Maite anotaram seis pontos para as joseenses e foi a vez das donas da casa pedirem tempo (63×52). Ju Souza seguiu com seu show e, de forma dominante, pegava os rebotes e pontuava em sequência, diminuindo para oito pontos (63×55). Porém, o Sesi conseguiu administrar a vantagem no minuto final e não permitiu que as joseenses encostassem no placar, concretizando a vitória pelo placar de 68 a 59 (São José 18 a 17 no quarto).

Os times
O São José, do técnico Leandro Leal, entrou com: Maila (3 pontos), Maite (8), Ray Sant’Anna (4), Bárbara Souza (5) e Ju Souza (33). Começaram no banco: Rahyssa (2), Beatriz Vitoriano (4), Maria Paula Muller (0) e Thailaine (não entrou).
O SESI Araraquara, do técnico Fabio Appolinario, entrou com: Débora Costa (10), Maísa Marçal (11), Mikaelly Freitas (17), Evelyn Larissa (2) e Aline Moura (16). Começaram no banco: Ana Júlia (4), Clara Pestillo (0), Lorena Ribeiro (0), Isabele Koerich (3), Laurah Isaias (5), Tainá Silva (não entrou) e Alexandra Kimberly (não entrou).
No ginásio Sesi Araraquara, o trio de arbitragem contou com: Jacob Barreto, Gustavo Mathias e Júlio Toledo.
Na foto (de Walter Milanetto), a pivô joseense Ju Souza fazendo dois dos seus 33 pontos na partida.

